Piazza del Campidoglio

Da praça de Aracoeli, sobe-se ao Capitólio pela escadaria desenhada por Michelangelo. Na base estão dois leões egípcios de Campo Marcio, hoje transformados em chafarizes, No topo, Castor e Pollux, com seus cavalos, da época imperial, colocados nesta posição em 1583.

A praça

Desenhado por Michelangelo, destaca-se pela elegância do jogo decorativo do pavimento. É construído no Monte Capitolino. A menor das sete colinas romanas, mas a mais importante do ponto de vista político e religioso da Roma antiga, em seus dois picos erguiam-se os templos de Júpiter Capitolino e de Hera Moneta, ambos voltados para o Fórum Romano.

No centro da praça está a copia da estátua equestre de Marco Aurélio, impressionante escultura de bronze que representa o imperador no ato de arengar para a multidão. Antes de ser colocado nesta praça em 1538, por vontade expressa do Papa Paulo III. É uma dos poucos exemplos de esculturas de bronze antigas que sobreviveram até hoje. Da antiga douradura de bronze, apenas são visíveis o rosto e o manto do imperador, bem como a cabeça e algumas zonas do dorso do cavalo.

Palácio senatorial

No final da praça encontra-se o palácio desenhado por Michelangelo, mas construído – com alterações substanciais ao desenho original por Giacomo della Porta e Girolamo Rainaldi entre 1582 e 1605. O acesso é feito por uma escada projetada por Michelangelo. Na fachada, por cima da fonte, encontra-se um nicho com a antiga estátua de Minerva (séc. I), forrada a pórfiro e transformada na deusa Roma. Para os lados, as figuras reclinadas do Nilo (à esquerda) e Tevere, do século II, das Termas de Constantino. A torre do século XVI, construída por Martín Longhi, o Velho.

Palácio dos Conservadores

Está localizado do lado direito da praça, em frente ao Palácio Novo, também chamado de Museu Capitolino. São duas construções gêmeas projetadas por Michelangelo e realizadas por Giacomo della Porta e Rainaldi, que atualmente funcionam como museus de arte antiga.

Deixe uma mensagem pra Edna Costa!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *